"Tempo, tempo, tempo mano velho..."

Hoje acordei pensando em como o tempo é contraditório, ou que depende do ângulo pelo qual é observado. Já disse Renato Russo: "Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou, mas temos muito tempo. Temos todo tempo do mundo." O tempo que passou, passou, não se recupera mais. Ao mesmo tempo, temos uma eternidade pela frente para que comecemos a fazer hoje o que não fizemos ontem. Talvez a certeza de termos "todo tempo do mundo" nos faça adiar as coisas das mais simples às mais essenciais para nossa existência.

Adiamos nossos projetos, planos, amores. Deixamos para falar amanhã o quanto gostamos das pessoas que nos são próximas. Em nós, reside a certeza do amanhã, mas ele pode não existir e deixaremos coisas por acabar (ou que nem começaram), sentimentos incofessados. Há pessoas com tanta pressa de viver que passa a cometer excessos; outras deixam que o amanhã se encarregue das coisas. E assim vamos nos complicando pelos excessos ou pelas faltas.

Há quem olhe para o tempo e diga que ele é cruel, pois traz o envelhecimento do corpo. Para outros o tempo traz sabedoria, experiência, a cura para vários males, já que algumas coisas só o ele mesmo pode acalmar.

Assim, como num insight, percebi que o tempo acalmou uma coisa que se mantinha guardada aqui dentro de mim e que, de tudo, só restou o costume, a mania de querer que isso continuasse vivo. Não sei exatamente quando isso aconteceu, mas só hoje percebi.


Nana Caymmi - Resposta ao Tempo

10 Entra aí!:

Rodrigo B. disse...

Nossa o tempo realmente é algo mágico, eu acredito que NÓS que passamos pelo tempo e não ELE por nós..mas é só filosofia..rs..E ele realmente cura e acalma muitas coisas que bom que te fez bem, faz bem pra todos nós né! Ótimo fim de semana..sempre muito bom vir aqui! Bjs

Sandra Timm disse...

O último parágrafo nos dá a exata dimensãp de que, podemos sim, nos ajudar a controlar as coisas que sentimos. É fácil? Não. Mas só saberemos se possível quando tentarmos.

Post simplemente perfeito, guria!

E antes que o tempo não me permita dizer: saiba que tu és uma pessoa muito, mas muito especial pra mim. Te amo... simples assim!

Beijo

Anônimo disse...

pra mim a maior cagada foi viver como se não existisse amanhã quase me arrebentei nessa.
acho inteligente aproveitar os mometnos de uma forma racional planejar um amanhã mas esperar mudanças

Daniel Oliveira disse...

O tempo é realmente a melhor escola.Ensina,confundi... Nunca é tarde para falar seu real sentimento por alguém, mais foi como você falou, “Em nós, reside a certeza do amanhã, mas ele pode não existir e deixaremos coisas por acabar”. O tempo pode ser seu melhor amigo e tambem seu pior rival.^^

Amei esse post,bastante criatividade.

Bjusss e Tenha um Ótimo Dia.

Clara Sousa disse...

Como já dizia um amigo meu o tempo é uma faca de dois gumes...mas também é majestoso a impressao que dá é que ele que manda!!
Como vc disse deixamos coisas pra fazer"amanha" e derrepente o amanha não vem.
Temos que entrar na dança do tempo.
beijos !!

Linda disse...

Eu fico apavorada com isso, o tempo passa muito rápido!!! E mesmo assim não consigo agir... kkkkk
Nem dá pra acreditar que já estamos em julho, socorroooo!!!
Bjss

A Língua Nervosa disse...

eu acho q o tempo trás sabedoria sim...e nso deixa mais calmos, serenos e despreocupados!
:)

Stella disse...

Olha, a gente anda percebendo muita coisa junta, viu? rs Mas eu tenho muito essa sensação de não querer deixar ir embora "o tempo que passou". Acho que por ser uma pessoa nostalgica, eu faço sempre muita questão de não adiar o que tenho que dizer para as pessoas. Eu tenho o péssimo hábito de adiar coisas que façam a MINHA vida seguir em frente, mas a dos outros eu sou super ágil. É como "com a vida dos outros não se brinca". rs

Beijos, moça!

Déia disse...

Muuito legal tudo q vc escreveu... o tempo passa tão rapido que quando o amanhã chega, ele já é hoje rsrsrs
Portanto, diga o que quer dizer logo... não deixe pra amanhã! E eu vou dizer: - Adoro vc! minha amiga virtual blogueira!
Se cuida e ótimo fds, sempre com o escorpião no bolso, ta? rsrsrs
bjs

Vinicius disse...

Oi.

"Hoje. Digo, agora. Agora todos vivem mil vidas em uma única vida."

O tempo dizia um filosofo "É o movimento." Outro disse que há duas medidas; uma interna, e outra externa. O tempo deforma a forma como sentimos, e vemos o mundo.

O importante em tudo que você disse é que você percebeu o que tinha que perceber. Tá todos as partes aí - agora basta montar o que resta.

Abraço,
R.Vinicius